domingo, 25 de março de 2012

O Jornal

Tu já pensastes na importância que o jornal tem na vida das pessoas?
Abaixo segue um texto de José Jorge Letria e José Gaulão que, de maneira divertida, dá vida e voz ao objeto jornal, para que o mesmo possa narrar sua história.




Eu Sou o Jornal

Eu sou o jornal. Chamo-me assim e é assim que eu gosto que me chamem. Não é preciso outro nome para toda a gente saber o que sou e que faço, o que digo e a razão porque digo.
Sou feito de papel, tinta e notícias. Tantas notícias quanto as que couberem no meu corpo de fotografias e letras, onde as pessoas procuram saber novidades do que se passa na sua vila, na sua cidade, no país, no mundo...
Todas as manhãs, muito cedinho ou então no princípio da tarde, saio à rua com o meu fato preto e branco ou às cores e conto a quem me quer ler as notícias fresquinhas que me chegam de todo o mundo.
Preciso de notícias como vocês precisam de ar, de água e de pão para viver. As notícias são o meu ar, a minha água, o meu pão para viver. São, afinal, o meu alimento. E são também o alimento de quem quer saber mais do que aquilo que se diz e se conta no emprego, no café, na escola ou na rua.

José Jorge Letria e José Gaulão

31 comentários:

  1. Eu achei muito bom assa leitura
    sobre o jonal eu gostei bastante
    além de fala sobre fato preto e branco.
    porque, demanhã sedinho tem muita gente que lê todos os dias jornal.
    Mayara

    ResponderExcluir
  2. O jornal è uma coisa que todos vê todos lêm...
    O jornal è uma coisa que tras as noticias de longe para todos.
    O jornal è feita pra nos alertar.
    é isso que o jornal è, e è isso que o jornal faz.
    :D

    ResponderExcluir
  3. O jornal é bem legal dependendo da noticia e os jogos quase sempre são legais.
    O Agorinha é o melhor jornal de todos os jornais do Brasil!

    ResponderExcluir
  4. Intendi o que o jornal é importante para gente saber das noticias essas coisas

    Pietra Ferraz turma 5 ano A

    ResponderExcluir
  5. Eu intendi que o jornal é importante pra todos nós,porque ele nos da as noticias

    Maria Eduarda
    Turma 5 ano A

    ResponderExcluir
  6. Eu entedi que o jornal e muito enportante para a pessoa




    João Victor turna 5ºano A

    ResponderExcluir
  7. Eu achei o texto muito legal.Por que o jornal presisa de
    água e pão para viver.
    JULIA STEFHANY. 5-A.

    ResponderExcluir
  8. O jornal e um meio de transporte por que ele traz noticias .

    Nome:Ingrid Santos
    Turma:5°anoA

    ResponderExcluir
  9. Eu achei o texto muito bom porque ele fala das noticias da cidadi ede acontece.

    ResponderExcluir
  10. O jornal e um transporte por que ele traz noticias

    Nome:Jean Michel
    Turma:5-A

    ResponderExcluir
  11. eu achei um nome legal jornal jornal é uma coisa para ler demanha tomando café no jornal ten muitas noticia bouas ou ruis esssa foi uma historia pequena mas legal esse é o meu comentario
    joão victro ferreira da silva
    turma=5 ano A

    ResponderExcluir
  12. Gbriela
    5ano A
    eu entendi que o jornal é tão enportante para as pessoas que essas pessoas não podem ficar sem o jornal

    ResponderExcluir
  13. eu achei que o nome do macaco e muito legal para o jornal da manha tormando um cafe e vendo um jornal da manha
    nome mikael silveira devitis
    turma 5 ano A

    ResponderExcluir
  14. Entendi que o jornal passa muitas notissias e tanbeam fala sobre muitas outra coisas.

    Rafael

    TURMA ;5ANO A.

    ResponderExcluir
  15. EU achei um nome legal do macaquinho jornal e o macaco gostava que chamavam ele de jornal ele falava que e assin que eu gosto que mechame de jornal nome Julia Lopes turma 5 ano A

    ResponderExcluir
  16. EU ENTENDI QUE NÃO É SÓ NA TV QUE SABEMOS AS NOTICIAS É NO JORNAL QUE TAMBEM SABEMOS NOTICIAS

    Rafaela
    turma 5 ano A

    ResponderExcluir
  17. EU intendi que o jornal e inportante nome Julia lopes turma 5 ano A

    ResponderExcluir
  18. Bruno Artur Rodrigues
    5ºA
    eu aprendi que é enportante o jornal para as pessoas saber
    que esta acontecendo nos paises,na sua cidade,
    com as pessoas e na sua vila.
    E Também que as noticias são enportante como outras coisas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nós entendemos do texto é que o jornal é muito importante para nossa vida nós ficamos por dentro de tudo graças ao jornal


      Pedro e Fernanda
      Turma:4 ano B

      Excluir
  19. Eu entendi que o jornal e muito emportante para as pessoase sem o jornal não saberemos as notícias Rayane 4°anoB

    ResponderExcluir
  20. eu gostei muito da leitura do jornal da parte preto e branco e o jornal e muito importante para ver noticias e etc

    Turma 4 ano b

    Nome:Leonardo

    ResponderExcluir
  21. Nos entendemos que as pessoas presisam mais do jornal por que presisamos saber do que acontece no mundo no pais na cidade nós presisamos das noticias
    Lucas Veiga e Vitoria

    ResponderExcluir
  22. eu intendi que o jornal é importante

    eu intendi que o jornal é uma coisa espessial para as pessoas

    Vinicius e Julia
    4ºano b

    data:27/03/12

    ResponderExcluir
  23. Eu E O Meu Colega Entendemos Que O jornal É Muito Bom De ler As Noticias Do Dia E Da Nossa Cidade.
    turma:4ºAno B nome: Emilly E Lucas

    ResponderExcluir
  24. eu entedi que o jornal prescisa de água e de pão e acorda ben cedinho com noticia e é com muita noticia.






    misael e kamila 4 ano b

    ResponderExcluir
  25. Eu gostei do texto porque é legal.

    nome:Raquel-Bruno

    turma:4ano B

    ResponderExcluir
  26. Nos entendemos que o jornal é importante,atigamente agente nao tinha o jornal na tv então nos usavamos o jornal de papel.O jornal é a fonte das nossas noticias sem o jornal nos nao saberiamos de nada.Alice & Kimberly

    ResponderExcluir
  27. Nos entendemos que o jornal é importante,atigamente agente nao tinha o jornal na tv então nos usavamos o jornal de papel.O jornal é a fonte das nossas noticias sem o jornal nos nao saberiamos de nada.Alice & Kimberly
    turma:4ºanoB

    ResponderExcluir
  28. Eu gostei do jormal 4Ano B isaias

    ResponderExcluir
  29. Lendo um jornal agente fica por dentro de tudo que acontece
    Mikael 4 ano B

    ResponderExcluir